Don Tapscott fala ao blog da Bomesp

Don Tapscott, autor de “Blockchain Revolution”, dispensa apresentações. Ele esteve em São Paulo no início de fevereiro, e conversou com a equipe do blog da Bomesp. Tapscott falou sobre moedas digitais empresariais, como da Kodak, e também das vantagens do Blockchain

Blog: A queda do Bitcoin representa uma ameaça às moedas virtuais?

DON TAPSCOTT: Não. O Bitcoin é apenas a mais negociada das 1.300 criptomoedas em circulação. Surgem novas delas a cada dia, e são a face mais visível do Blockchain. Essa, sim, é uma tecnologia totalmente disruptiva. A proposta do blockchain é que, em vez de termos uma internet de informação, teremos uma internet de valor. Será possível transacionar tudo: dinheiro, música, arte, votos, créditos de carbono, sem intermediários. Essas transações são seguras, rápidas e imunes à fraude, pois tudo o que ocorre fica registrado para sempre no bloco de informações.

Blog: Quais outras utilidades dessa tecnologia?

DON TAPSCOTT: Podemos acoplar inteligência ao processo, por meio da criação dos chamados smart contracts. A critptomoeda da Kodak é um bom exemplo, ela vai permitir que os profissionais que trabalham com imagens possam ser remunerados de maneira mais justa. Com um smart contract, as informações dos direitos de propriedade da imagem ficam gravadas no Blockchain. Quando alguém pagar para usar a imagem, a parcela de cada um – do fotógrafo, do intermediário, e eventualmente os impostos devidos ao governo – serão transferidos automaticamente, por uma fração do custo atual, e sem demora. Isso vai tornar o mercado de produtos intelectuais muito mais líquido e muito mais ágil.

Blog: As moedas empresariais são o futuro?

DON TAPSCOTT: Eu escrevi o “Blockchain Revolution” em 2016 e previ que, em 2021, a indústria de capital de risco estaria irreconhecível. Eu estava errado, será antes disso. Em 2017, as ICOs movimentaram US$ 4 bilhões, sem a participação dos bancos. É uma nova maneira de captar dinheiro para companhias iniciantes, e eu acho que, muito em breve, o dinheiro captado por meio de ICO vai superar a movimentação dos investimentos tradicionais de capital de risco.

Idioma »