Para Deloitte, Sandbox regulatório é chance para novas tecnologias ganharem escala no Brasil

Em matéria publicada no Jornal Valor Econômico, o Brasil virou pauta com o tema de implementação de soluções tecnológicas voltadas ao mercado financeiro, onde se utilizariam a blockchain, criptomoedas, tokens, e outros ativos no desenvolvimento deste setor do país.

Sabe-se que a população brasileira é uma das que mais consomem conteúdos na internet via smartphones e outros dispositivos móveis. Porém, ao mesmo tempo, grande parte dessa população não tem acesso a serviços bancários, o que mostra que a oportunidade para qualquer serviço financeiro que surja no momento, está no mundo digital e não mais em agências físicas.

“O Brasil é um lugar favorável para quem deseja atuar com soluções tecnológicas financeiras, como as fintechs, porque há uma grande parcela da população desbancarizada ao mesmo tempo que possui smartphones com acesso à internet. Isso em um país que é sedento por inovação. Então há muitas oportunidades nessa direção”,  explica Jader Felipe Correia, gerente de Risk Advisory da Deloitte.

Por conta disso, a Deloitte crê na importância das iniciativas de Sandbox que o governo traz para criar ambientes regulados e que ajudem nos testes de novas soluções financeiras que estão em desenvolvimento e possam impactar todo o sistema.

“Com o Sandbox, você tem um ambiente controlado onde pode testar, corrigir e refinar seu serviço ou produto. O entendimento sobre como ele vai funcionar, o que fazer em caso de desvios e a quem recorrer, fica mais claro nessa fase”, explica Rodrigo Mendes Duarte, sócio-líder de Risk Advisory na Indústria Financeira da Deloitte.

A Deloitte apresentou o Payment Trends 2020, onde mostra as principais tendências futuras para o setor financeiro. 

“Identificamos cinco tendências que trazem desafios e oportunidades ao ecossistema de pagamentos. O setor fará apostas grandes, tanto na direção da criação de parcerias e plataformas específicas, bem como na atuação do ecossistema de pagamentos de forma mais ampla”, afirma Sergio Biagini, líder da Indústria de Serviços Financeiros da Deloitte.

A disputa entre plataformas de pagamento públicas e privadas estão entre as principais tendências apontadas pelo estudo, seguida por melhorias na gestão do fluxo de caixa e a habilidade de criar e reter talentos profissionais para se destacar no mercado.


Lembrando que todos os novos projetos e soluções devem levar em consideração alguns pontos para que sejam destaque como solução financeira:

  • Experiências criativas e preços competitivos
  • Conformidade com normas e regulamentos
  • Simplificação de processos
  • Melhor engajamento dos clientes

Além disso, na visão da Deloitte, a iniciativa ainda deve oferecer inovação tecnológica que leve a ganhos de eficiência, alcance, aumento da segurança e redução de custos

Estas características estão presentes em ferramentas como inteligência artificial, blockchain, biometria e compartilhamento de dados via nuvem, por exemplo.

“Tecnologia e inovação fazem parte do dia a dia do mercado e, claro, de grupos de trabalho e frentes de atuação da CVM. A criação de um ambiente regulatório experimental, conhecido como Sandbox regulatório, é fundamental para estimular ainda mais a adoção de modelos alternativos com foco no uso de potenciais tecnologias que podem trazer grandes benefícios ao setor, especialmente na redução de custos aos regulados e demais participantes”, disse Antonio Berwanger, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado (SDM) da CVM.

O Sandbox é uma ferramenta que foi anunciada em 2019 pela CVM e permite que fintechs e outras companhias possam emitir tokens ou criptomoedas para testes em um ambiente regulado.

Aqui na BOMESP temos diversas soluções para empresas e pessoas físicas baseadas na Tecnologia Blockchain onde trazemos soluções distributivas para ajudar na melhora do setor financeiro como um todo.

Conheça mais em: www.bomesp.com.br

Magic Money – Documentário

Magic Money é um documentário muito interessante que mostra como a instabilidade financeira pode transformar o pensamento dos líderes de países como Reino Unido e

Leia mais »

O que é a Blockchain?

Em tradução uma tradução literal, Blockchain pode ser traduzido como uma cadeia (ou corrente) de blocos. O que é Blockchain? Você chega em casa do

Leia mais »

Receba nossas novidades​

Fique por dentro da BOMESP

Coloque seu e-mail e receba notícias semanais sobre criptomoedas e tendências do mercado

Saiu na Mídia

logo-bomesp-brasil-branco-alt

Sobre a BOMESP

Com foco em tornar a Economia Distributiva mais acessível, a BOMESP existe para trazer o que há de mais novo e completo quando se fala em Criptoativos Empresariais e Soluções em Blockchain.

Assessoria de Imprensa: Key Press Com
Beatriz Marques Dias
[email protected]
Tel. +55 (11) 3266-3638 | Cel. +55 (11) 99340-5722