“Satoshi” já é um termo oficial do Dicionário de Oxford

Como podemos acompanhar dia após dia nos jornais, programas de TV e principalmente na internet, cada vez mais se fala sobre a tecnologias relacionadas a Blockchain e suas inovações.

Os assuntos estão atingindo cada vez mais pessoas ao redor do mundo, mas, quando paramos para pensar, não imaginamos até onde chega o conhecimento dessas tecnologias. Será que ele é restrito a quem utiliza internet? Ou somente quem trabalha com economia sabe sobre os Bitcoins? Só os programadores conversam sobre a Blockchain?

Pelo que estamos presenciando, a resposta para todas estas perguntas é um grande não.

Uma das últimas “conquistas” (se é que podemos assim chamar) das criptomoedas é ter um de seus termos mais famosos reconhecido como palavra oficial do Oxford English Dictionary. Isso mesmo! O dicionário produzido pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, agora leva o termo “satoshi” como uma de suas palavras localizadas no campo da letra “S”.

Segundo a definição do Dicionário de Oxford: um satoshi  é “a menor unidade monetária do sistema de pagamento digital bitcoin, igual a cem milhões de milionésimos de bitcoin”, o que equivale a 0,00000001 BTC.

Como termo, “satoshi” é uma palavra relativamente nova quando pensamos em linguagem, e foi utilizado pela primeira vez há mais ou menos 8 anos, o que o torna a palavra mais recente a ser adicionada ao dicionário.

Atualizado a cada trimestre, o Oxford English Dictionary é um dos mais conceituados dicionários da língua inglesa e é editado pela maior casa editorial universitária do mundo, a  Oxford University Press.

Mas o quem pensa que o termo foi adicionado sem motivo, se engana. Os lexicógrafos (dicionaristas) do dicionário fazem estudos constantes sobre as palavras que surgem e analisam a forma como suas popularidades aumentam ou diminuem. Tudo isso é contabilizado para que todas as novas adições façam sentido de alguma forma.

Em sua política, o Oxford English Dictionary diz:

“Nosso papel é monitorar e registrar o vocabulário emergente, para que possamos disponibilizar novos termos aos usuários do dicionário assim que eles começarem a ganhar força”.

A palavra “satoshi” deriva do nome próprio de Satoshi Nakamoto, o pseudônimo do provável criador (ou criadores) do Bitcoin. Os principais portais que começaram a utilizar o termo passam pelo Ripple Project (um grupo de notícias da Usenet) em 2012, até os renomados Guardian em 2013 e Times em 2017.

Ulterior States – Documentário

Nome: Ulterior StatesDuração: 52 minutosEstúdio: IamSatoshi Sinopse: Ulterior States foi produzido por IamSatoshi, em um projeto documental argumentativo que responde uma dúvida comum ao ecossistema de criptoativos:

Leia mais »

O que são Smart Contracts?

Antes de mais nada, é importante dizer que já que estamos inseridos no universo das criptomoedas, utilizaremos a definição de smart contracts dentro desse contexto

Leia mais »

Receba nossas novidades​

Fique por dentro da BOMESP

Coloque seu e-mail e receba notícias semanais sobre criptomoedas e tendências do mercado

Saiu na Mídia

logo-bomesp-brasil-branco-alt

Sobre a BOMESP

Com foco em tornar a Economia Distributiva mais acessível, a BOMESP existe para trazer o que há de mais novo e completo quando se fala em Criptoativos Empresariais e Soluções em Blockchain.

Assessoria de Imprensa: Key Press Com
Beatriz Marques Dias
[email protected]
Tel. +55 (11) 3266-3638 | Cel. +55 (11) 99340-5722